Histórico

Para ampliar o conhecimento através de uma aprendizagem significativa, o Colégio Degraus organizou em 2011 um currículo que privilegiasse a pesquisa científica, e incluiu na matriz curricular a disciplina de iniciação científica, desde o berçário até os adolescentes.

 

Ainda em 2011,  realizou a primeira FETEC - Feira de Tecnologia, Engenharia e Ciências. Desde então, a Feira acontece anualmente e os projetos desenvolvidos ao longo do ano são apresentados em espaços como a Mostra de Projetos (trabalhos do Berçário até o 5o ano do ensino fundamental), Praça da Ciência (trabalhos do 6o e 7o Ano do Ensino Fundamental), Usina Jovem de Ideias e Comunicação Oral (com trabalhos do 8o ano do Ensino Fundamental até o Médio).

A disciplina

No Colégio Degraus a disciplina de Iniciação Científica está presente no currículo escolar do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II. No Ensino Médio ela se torna optativa e os estudantes são convidados a realizar projetos de pesquisa.

Divulgação

A divulgação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes acontece nessa feira no mês de setembro e a partir dela nossos alunos são selecionados para apresentação de Feiras de Ciências Estaduais e Nacionais. A participação na FETEC promove avanços na formação global dos alunos e melhorias no repertório acadêmico, por meio da aquisição e aplicação de novos saberes, adquiridos pela busca do conhecimento.

Processo

As aulas de Iniciação Científica são planejadas com o objetivo de promover a pesquisa e a investigação. Os estudantes vivenciam o método científico e desenvolvem habilidades e competências essenciais para todas as disciplinas e para a sua formação como um estudante crítico e autônomo.