REGULAMENTO

1. Podem enviar projetos para a FETEC 2021 estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico no ano de 2021, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto. Todos os estudantes participantes devem ter até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes do mês de maio de 2021.

 

2. Os projetos podem ser desenvolvidos por um aluno, no caso de um projeto individual, por dois alunos ou no máximo três alunos, com a participação de um adulto orientador e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias. Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Não é permitido a participação de projetos desenvolvidos por mais do que 3 estudantes. Projetos desenvolvidos por mais de 3 estudantes serão desclassificados.

 

3. A submissão dos projetos é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no calendário oficial da FETEC.

 

4. A documentação preparada pelo estudante deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelo próprio estudante, identificando atividades realizadas com ajuda externa. A documentação deve se concentrar apenas na fase mais recente do projeto, mencionando anos anteriores de forma breve, sem entrar em detalhes, apenas para contextualizar o projeto apresentado.

 

5. Todos os projetos devem contar obrigatoriamente com um adulto orientador, podendo ter ainda um coorientador. Orientador e coorientador podem participar de múltiplos projetos. O orientador e coorientador não podem ser estudantes de Ensino Básico. O orientador deve ter no mínimo 21 anos durante a orientação do projeto. O coorientador deve ter no mínimo 18 anos e ter concluído o Ensino Médio.

 

6. O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor cientifico, registrando todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados, e análises, em um Diário de Bordo do projeto.

 

7. Todos os projetos inscritos devem apresentar Relatório do Projeto (preparado após a conclusão do projeto), Resumo do Projeto (preparado a partir do relatório do projeto), um cadastro das informações do projeto (pelo sistema de submissão).

 

8. Os projetos devem estar enquadrados em uma das seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia.

 

9. O Comitê de Seleção seleciona os melhores projetos submetidos para participação na FETEC com base nas avaliações do Comitê de Pré-Avaliação. 

 

10. Os projetos finalistas da FETEC são anunciados na página da FETEC na data divulgada no calendário oficial da feira.

 

11. A apresentação do projeto durante a Mostra de Finalistas deve ser realizada pelo próprio estudante. Quando o projeto finalista foi realizado em grupo, recomenda-se que os 2 ou 3 estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto, mas caso isto não seja possível, a presença de pelo menos 1 dos estudantes finalistas garante a participação do projeto na Mostra. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os estudantes finalistas. O orientador ou o coorientador não poderão apresentar o projeto no lugar dos estudantes.

 

12. Durante a Mostra de Projetos Finalistas, os estudantes são avaliados por um Comitê de Avaliação que julga os estudantes e seus projetos segundo os seguintes critérios:
· Atitudes;
· Habilidades;
· Criatividade / Inovação;
· Relevância;
· Profundidade;
· Aplicação do Método;
· Relatório;
· Diário de Bordo;
· Poster;
· Apresentação Oral;
· Trabalho em Grupo - Para projetos finalistas realizados em grupo.

13. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da FEBRACE atribui prêmios para os projetos classificados como primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar

14. A Organização da FETEC se reserva o direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.

 

 

Referências:

FEBRACE

www.febrace.org.br